Por que o preço do petróleo está a subir e a descer? Entenda o que está a acontecer no mundo

 

Nos últimos dias, o preço do petróleo está a mudar muito. Ele sobe, depois desce, e isso está a acontecer por causa de uma guerra que começou no Médio Oriente, uma região do mundo onde ficam países como o Irão e Israel.

Na semana passada, Israel atacou o Irão, e desde então, os países estão em conflito. Isso está a preocupar o mundo inteiro, porque o Irão é um dos países que vende muito petróleo para outros países. Quando existe guerra nesses lugares, as pessoas têm medo que o petróleo fique mais caro ou mais difícil de encontrar.

Desde que os ataques começaram, o petróleo ficou cerca de 10% mais caro. Mas hoje, quarta-feira, o preço está a cair um pouco. O petróleo dos Estados Unidos, chamado WTI, está a custar 74,60 dólares o barril. Já o petróleo chamado Brent, que é o usado como referência em Angola, está a custar 76 dólares o barril.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma publicação na internet a dizer que o Irão deve “desistir da guerra sem condições”. Ele também reuniu a sua equipa de segurança para falar sobre a situação. Isso fez com que o medo aumentasse, porque se os Estados Unidos entrarem na guerra, a situação pode ficar ainda pior.

Por enquanto, as fábricas e os locais onde o Irão prepara o petróleo para exportar não foram atacados. Mas existe um grande medo de que isso possa acontecer. O Médio Oriente é muito importante porque é de lá que sai quase um terço de todo o petróleo que o mundo usa.

O local mais perigoso neste momento é o chamado Estreito de Ormuz, uma “passagem” por onde passa quase 20% de todo o petróleo do mundo, em navios. Se o Irão fechar ou atacar essa passagem, pode faltar petróleo no mundo e os preços podem subir muito.

Mesmo assim, até agora o Irão não tentou parar os navios que passam por lá. Mas os mercados estão nervosos. As pessoas que compram e vendem petróleo estão com medo e começam a investir em outras coisas, como ouro, que é considerado mais seguro.

Por isso, se vires que a gasolina, o gasóleo ou outros produtos estão a ficar mais caros, pode ser por causa desta situação internacional.

Resumo fácil para entender:

Israel e Irão estão em guerra.

O Irão é um país que vende muito petróleo.

Quando há guerra, o petróleo pode ficar mais caro ou faltar.

Os preços estão a mudar todos os dias.

Se a guerra piorar, o mundo pode ter menos petróleo e tudo pode ficar mais caro.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem