Angola regista a sua primeira descoberta de gás em poço dedicado à exploração
A indústria petrolífera angolana celebra um marco histórico com a descoberta de gás no poço de exploração Gajajeira-01, localizado no Bloco 1/14. Esta é a primeira descoberta em Angola proveniente de um poço dedicado exclusivamente à exploração de gás, segundo informações divulgadas pela operadora Azule Energy.
De acordo com os resultados preliminares, os volumes de gás encontrados no local podem ultrapassar 1 trilhão de pés cúbicos (TCF), com até 100 milhões de barris de condensado associado — um sinal claro do grande potencial energético da região.
Nos próximos dias, a Azule Energy deverá perfurar a seção final do poço e, posteriormente, trabalhar em conjunto com os seus parceiros para avaliar com maior precisão todo o potencial desta descoberta.
“Este é um momento de orgulho para a nossa parceria e um forte sinal do empolgante impulso de exploração que Angola vive actualmente”, declarou a empresa em comunicado.
A descoberta reforça o papel estratégico de Angola no sector energético africano. Trata-se ainda da terceira descoberta da Equinor na Bacia do Baixo Congo em apenas três anos, depois dos sucessos de Bavuca Sul e Likembe, ambos no Bloco 15.
Com este novo avanço, Angola consolida-se como um dos países mais promissores no desenvolvimento de gás natural em África, atraindo cada vez mais o interesse de grandes operadoras internacionais.
Enviar um comentário